Lagoa Formosa: Edson Machado – Didi, Reativa Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19

Considerando que o Município de Lagoa Formosa apresentou crescimento nos casos de pacientes notificados com coronavírus nas últimas semanas e que desde 13 de janeiro regredimos para a Onda Amarela de acordo com Plano Estadual Minas Consciente, informamos que o Centro de Atendimento às pessoas com suspeita de coronavírus retornou às  suas atividades nesta segunda– feira, dia 25 de janeiro de 2021.

Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas gripais leves em outros serviços de saúde, a reabertura do Centro de Atendimento busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permitir que os demais serviços continuem atuando em suas atividades essenciais.

É um serviço temporário e exclusivo para atendimento de pacientes com sintomas gripais, o seu funcionamento, a princípio, será de segunda a sexta feira, de 07:00 as 19:00 horas, podendo ter o horário ampliado. No estabelecimento serão oferecidos serviços de enfermagem, consultas médicas, coleta de exames laboratoriais, sala de emergência, medicação, observação e testagem (conforme protocolo do Ministério da Saúde).

No primeiro momento o cliente passará por uma consulta médica, onde na certeza de não ser um caso suspeito ele receberá orientação. No entanto, se for um caso suspeito de COVID-19, será notificado e encaminhado à Vigilância Sanitária, sendo acompanhado por teleatendimento conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Será agendado a coleta de exame de acordo com os dias de sintomas.   Se o resultado do exame der negativo, o caso será analisado pela equipe médica.  E se der positivo, o paciente será monitorado pela equipe de enfrentamento recebendo todos os cuidados e medidas necessárias.

Os casos que necessitar de internação clínica serão direcionados ao Hospital Municipal Dr. Bininho. E os casos graves serão cadastrados no SUS Fácil para transferência para Patos de Minas e/ou São Gotardo que possuem leitos de UTI.

Local de atendimento do Centro: Rua Professora Afra da Fonseca n° 174 (anexo a Secretaria Municipal de Saúde).  Telefone de contato: (34) 99636 4456.